Você já ouviu dizer que Salvador possui 365 igrejas uma para cada dia do ano.
Mais duvido que já tenha escutado que Salvador possui uma igreja dentro da outra igreja.
Construída de frente para Baía de Todos os Santos a Igreja da Conceição da Praia Séc XVIII foi pré-fabricada em Portugal, tendo blocos numerados, transportados para Bahia e finalmente montados no Bairro do Comércio.
Esta hoje integrada ao calçadão da Nova Praça Cairu, Mercado Modelo e Elevador Lacerda.
Essa igreja tem um papel importante no calendário de festas religiosas de Salvador, pois é daqui que parte a procissão que segue pelas ruas de Salvador até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na segunda quinta-feira do ano, dia da Festa do Senhor do Bonfim.
Após sua morte, a então freira Irmã Dulce foi sepultada em um dos altares da igreja da Conceição da Praia, fato que eleva a sua importância.
No ano 2000 com o início do processo de beatificação de Irmã Dulce seus restos mortais foram transferidos para a Capela do Convento de Santo Antônio, permanecendo ali por 10 anos, até a construção definitiva de seu túmulo na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, dentro do complexo das Obras Assistenciais Irmã Dulce - OSID.
Mas a igreja da Conceição da praia ainda guarda um tesouro.
Foi descoberta dentro da Igreja da Conceição da Praia, na década de 70, ruínas da antiga Capela da Conceição da Praia datada do séc XVII.
Um tesouro colonial religioso preservado.
#igrejadaconceicaodapraia #igrejasdesalvador #patrimoniocatolico #santadulcedospobres #igrejadobonfim
Comentarios